França

[Setembro-Dezembro 2011]


Programa EMAE
Recepção e primeiras impressões
Após chegar em Paris e desfrutar de alguns bons dias com Samuel  & Claire (+ Camile) Castelo Branco, me encontrei com o grupo dia 24 de agosto e  partimos para Poitiers. Fomos muito bem recebidos pela organização do mestrado. Sophie Levesque, a responsável por nosso grupo, tem feito de tudo para nos sentirmos em casa. Diga-se de passagem, o grupo de 19 alunos é bastante internacional: Ucrânia, Turquia, Inglaterra, Estados Unidos, México,  Equador, Venezuela, Espanha, Brasil (tem 4, inclusive mais um mineiro, Rogério), África do Sul, Etiópia, Egito, Canadá, Alemanha, Índia,  Singapura, Nova Zelândia e Polônia. Todos falam inglês, mas são muitos sotaques diferentes... De qualquer jeito, é uma experiência de vida e tanto!

As primeiras semanas foram marcadas por apresentações (da faculdade, do curso e da cidade), confraternizações (pique-niques e viagens para os arredores de Poitiers) e resolução de muita papelada (cadastro na universidade, abertura de conta bancária, escritório de imigração, alojamento, seguro saúde, etc). 


Visita à La Rochelle, França.
 
Esse mestrado é bastante respeitado aqui na Europa. Já tivemos reuniões com o reitor da universidade (de Poitiers), com representantes das universidades parceiras do consórcio (9 universidades - http://www.master-emae.org/EMAE_consortium2.php) e até com o próprio ministro da Educação Superior e Pesquisa da França.


Acima: encontro com Laurent Wauquiez, Ministro da Educação Superior e Pesquisa da França.
Abaixo: reunião com o Reitor da Unviersidade de Poitiers e representantes das universidades parceiras.


A cidade de Poitiers é bastante agradável, com cerca de 90.000 habitantes e lembrando a cidade de Viçosa pela dinâmica estudantil. Há vários pontos históricos e uma maravilhosa feira de produtos da região todo sábado de manhã, além das tradicionais atração para estudantes. O inverno está chegando e a temperatura caindo, mas até o começo de outubro o tempo estava maravilhoso por aqui. 

 Vida em Poitiers, França
O curso
O curso é todo em inglês, e por enquanto caminha bem. O mais difícil mesmo tem sido aprender o francês, para poder realizar as demais coisas. A lista das matérias que teremos pode ser conferida no link: http://www.master-emae.org/Download/EMAE_Table_of_units.pdf
Já sei também qual será meu percurso durante os dois anos:
Ano
Período
Instituição
2011
Setembro-Dezembro
Universidade de Poitiers (França)
2012
Janeiro-Março
Universidade de East-Anglia (Inglaterra)
2012
Abril-Julho
Universidade de Kiel (Alemanha)
2012-2013
Agosto-Setembro
Universidade de East-Anglia (Inglaterra)


Uma experiência um pouco diferente que tivemos foi, durante os dias 19-23 de setembro, uma saída de campo para uma reserva natural próxima, “Le Forêt de Chizé”. Lá, pudemos desenvolver pequenos projetos, conhecer um pouco melhor a natureza local e as pesquisas que são desenvolvidas pelo  “Centre d'Etudes Biologiques de Chizé” (http://www.cebc.cnrs.fr/). Foi muito interessante. 







Últimos dias & breve retrospectiva
Meu tempo em Poitiers acabou por volta do dia 22 de Dezembro. As últimas semanas foram muito puxadas porque a maioria dos trabalhos e todas provas estavam concentradas nesse período. Mas deu pra sobreviver. Esse quatro meses que passei lá foram muito importantes pra mim. Olhando pra trás, vejo que esse tempo me ajudou a crescer em alguns aspectos: Primeiramente, foi a primeira vez que estive longa da família por tanto tempo, e, é claro, tive que aprender a fazer tudo sozinho (papelada, comida, arrumação, orgnização e planejamento, finanças, compras, etc. Além das matérias que tive, também aprendi bastante francês, que eu acho que será muito importante pra mim no futuro.

 Laboratório, trabalhos de grupo, apresentações, provas... aquela vida de estudante

 



Também fiz muito amigos em Poitiers, e todos sabemos como isso é essencial em nossa vida. Alguns que ficaram  mais chegados foram: meus vizinhos Wuhib (Etiópia), Iulian, Valentin e Manuela (Romênia), Miguel (Mexico), Rolince (Camarões), Devathi (Índia), Juliana (Brazil), Joah (Gabão), pessoas da igreja, como a família Hakoto (Madagascar) que me recebeu muito bem, o pessoal da ABU, e, é claro, meus colegas de sala. Uma experiência bastante internacional, como podem ver. Se quiserem ver mais algumas fotos do meu tempo em Poitiers, é só clicar AQUI.







 (Ainda tive um tempinho pra vida social)

 
Eu passei o natal com Samuel & família em Paris no meu caminho pra Norwich, e também parei em Londres por alguns dias, ficando com uns amigos brasileiros, Alex, Lucy e Cíntia. Também tive a chance de visitar a base da WEC aqui da Inglaterra, em um lugar muito bonito chamado Bulstrode.




Base da WED na Inglaterra

0 comments:

Post a Comment